Deputado bolsonarista cria proposta para o Rio de Janeiro voltar a ser capital do Brasil

PEC é criada por Daniel Silveira (PSL-RJ). Foto: Reprodução

O deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que o Rio de Janeiro volte a ser capital federal, dividindo esse status com Brasília. O objetivo do texto seria dar fim à decadência econômica e à escalada da criminalidade na cidade.

Daniel defende que ”é inconteste que o Rio de Janeiro é mais Capital que Brasília” por abrigar ”as bases de instituições federais e ministérios” e a maior quantidade de servidores federais do país, segundo o UOL.

O deputado chega a citar alguns exemplos no texto da PEC, como: Bonn, ex-capital da Alemanha, que atualmente é cidade federal, sede de seis ministérios; Rússia, onde São Petersburgo é a segunda capital; África do Sul, que tem três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein); China, onde Pequim é a ”capital do norte” e Nanquim a ”capital do sul” e a Coreia do Sul, representada por Seul e Sejong.

O deputado explica no texto que o presidente despacharia regularmente no Rio, a cidade federal, que teria de volta a sede dos ministérios. Segundo Daniel Silveira, isso iria amenizar o problema do isolamento dos políticos em Brasília.

”Capitais distantes da população reduzem a prestação de contas”, diz Silveira. ”O Rio passa de problema à solução, vitrine da recuperação do Brasil”, completa.

Destaca-se que Daniel Silveira é um dos deputados investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal (STF).