Depois de muita discussão, Câmara aprova Projeto de Lei que cria Zona Azul em Jequié

Projetou passou na Câmara Municipal. Foto: Blog Marcos Frahm

Depois de muita discussão e inclusão de emendas apresentadas por vários vereadores, o projeto que cria o sistema de estacionamento rotativo de veículos em Jequié foi aprovado nesta quarta-feira (11/09). A conhecida Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira das 8 horas às 18 horas; aos sábados das 8h ás 13 horas, ficando isento do pagamento de tarifa a utilização aos domingos e feriados.

Esses horários podem ser ampliados em épocas especiais ou datas comemorativas. O período máximo de permanência do veículo será de duas horas. Vencido o período de estacionamento para ocupação da vaga, o usuário vai dispor de dez minutos, improrrogáveis, para providenciar a retirada do veículo. Decorrido esse prazo, o proprietário ficará sujeito às penalidades da legislação de trânsito a serem aplicadas exclusivamente pelos agentes de fiscalização do Município. Veículos oficiais em serviço estarão isentos. Táxis e mototáxi cadastrados no Município, somente nas vagas que serão destinadas especificamente para este fim.

O Blog jequieeregiao.com.br teve publicou nota sobre o projeto, após ter acesso a matéria O valor a ser cobrado deverá ser reajustado anualmente, obedecendo ao IPCA ou ouro índice que vier a substituí-lo. As motocicletas e motonetas ficarão sujeitas ao pagamento de tarifa diferenciada, abaixo do valor a ser aplicados para carros.

O vereador Gutinha, presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara, um dos conduziram a reunião envolvendo outras duas comissões temáticas, avalia como bastante positiva as mudanças apresentadas pela Câmara. ”O projeto foi aperfeiçoado com as emendas apresentadas pelos vereadores. Foram contribuições importantes para não pesar no bolso do proprietários dos veículos, especialmente os mototaxistas”, comentou.