De acordo com os pesquisadores, Variante delta é responsável por 63% dos casos de Covi no Brasil

Um levantamento da Rede Corona-ômica, formada por pesquisadores de todo o país e vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), indica que a variante Delta já representa 63% dos casos de Covid-19 no Brasil. Os dados foram apurados a partir de amostras do novo coronavírus depositadas na plataforma internacional Gisaid nos últimos 15 dias.

De acordo com os pesquisadores, a cepa delta só não foi diagnosticada ainda no Acre e em Roraima, já sendo identificada em 24 estados e no Distrito Federal.

”Provavelmente a imunidade de curta duração que tivemos com o surto de grandes proporções de Gamma atrasou a disseminação da Delta, mas o caminho dela está bem determinado em vários estados, deslocando outras variantes. Principalmente, desalojando a Gamma e ocupando protagonismo. Felizmente não temos ainda aumento do número de casos, exceto no Rio de Janeiro. Mas isso ainda pode ocorrer nas próximas semanas”, avaliou o virologista Fernando Spilki, coordenador da rede Corona-ômica e professor da Universidade Feevale (RS).

A Gamma, que dominava o número de casos no Brasil anteriormente já está sendo suprimida e responde por cerca de 35% de acordo com as amostras colhidas para o levantamento.