Datafolha/Metrópole: Lula tem 62% e Bolsonaro 20% das intenções de voto na Bahia

Luiz Inácio tem 62% das intenções de votos. Foto: Reprodução

Levantamento do Instituto Datafolha, divulgado nesta quarta-feira (21) e encomendado pelo Grupo Metrópole, revela os índices de intenção de voto para o cargo de presidente entre os eleitores da Bahia. Essa é a terceira pesquisa realizada pelo instituto realizada com eleitores do estado desde do final de agosto.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 62% das intenções de votos (mesmo percentual da semana passada. Ele tinha 61% no fim de agosto), enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 20% (mesmo índice das duas rodadas anteriores).

Ciro Gomes (PDT) acumula 7% das intenções de voto dos eleitores da Bahia. Simonet Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UNIÃO) teriam 1%, cada – mesmos índices da semana passada.

O levantamento estimulado indica que seis candidatos não pontuaram na pesquisa: Pablo Marçal (Pros), Léo Péricles (UP), Vera (PSTU), Felipe d’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).

Intenções de voto em branco, nulo ou em nenhum somaram 4%, mesmo índice da semana passada (eram 5% em agosto), outros 2% estão indecisos.

Lula apresenta as taxas mais altas entre os menos escolarizados (70%), entre quem tem renda familiar de até 1 salário (70%), entre os católicos (70%), entre os eleitores de Jerônimo (91%), entre os que reprovam o governo do presidente Bolsonaro (84%) e entre os que aprovam o governo Rui Costa (75%).

Já Bolsonaro apresenta as taxas mais altas de intenções de voto entre os mais instruídos (29%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 2 salários mínimos (28%), entre os que se auto declaram como brancos (30%), entre os evangélicos (30%), entre os eleitores de João Roma (PL) (61%), entre os que aprovam seu governo (77%) e entre os que reprovam o governo Rui Costa (49%).

Pesquisa espontânea

O Instituto Datafolha apurou também as intenções de voto em formato de pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. Neste cenário, Lula lidera com 58% antes tinha 56%. Já Bolsonaro tem 18%, mesmo da semana passada. Ciro Gomes aparece com 4% (tinha 3%), e Simone Tebet com 1% (tinha 2%).

Não souberam responder a pesquisa espontânea 12% dos entrevistados. Brancos, nulos e nenhum são 4%. Outras respostas somaram 4%.

Foram realizadas 1.526 entrevistas em 82 munícipios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral como os códigos: BA-07738/2022 e BR-09822/2022.

G1/Bahia