Daniel Alves na Copa gera revolta nas redes; Tite explica: ”Não vim para agradar o Twitter”

O lateral-direito Daniel Alves é convocado. Foto: Reprodução

Dentre os jogadores convocados nesta segunda-feira (7) pelo técnico Tite, o que causou mais revolta nas redes sociais foi, de longe, o lateral-direito Daniel Alves. Com 39 anos e sem atuar desde setembro, o baiano não desperta muita confiança nos torcedores que anseiam pelo hexa na Copa do Mundo do Catar 2022.

Palavras como “inacreditável”, ”grave” – frequentemente utilizada pela página ”Choquei” – e outras que não cabem ser escritas aqui dominaram os Trending Topics do Twitter nesta tarde.

Perguntado sobre o tema, Tite disse que não é técnico da Seleção Brasileira para agradar o Twitter, e deu alguns argumentos para a convocação de Daniel Alves.

”Que referência é o Twitter com quantos milhões de torcedores brasileiros que temos? E eu não vim aqui para agradar às pessoas que estão no Twitter, com mídias sociais, e que se expressam ali. É um público que não sei que percentual é do povo brasileiro. Por que vou me remeter a eles? O que posso fazer? Eu respeito opiniões divergentes. Não estou aqui para convencer todas essas pessoas. Eu não tenho essa pretensão. Eu só quero dar dados informativos, verdadeiros, para que as pessoas façam suas análises e, democraticamente, tenham sua opinião. O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra”, disse, em entrevista coletiva.

O lateral-direito atuou em apenas 12 partidas pelo Pumas, do México, nesta temporada, após deixar o Barcelona. Não marcou nenhum gol e deu três assistências. O clube foi eliminado na primeira fase do torneio Apertura do Campeonato Mexicano.

Para ir à Copa, Dani fez um trabalho específico com seu personal trainer e realizou treinos com o time B do Barça. ”Ele estava com baixos níveis de potência e força. Isso foi falado a ele. Eu disse que precisava melhorar esses níveis e ele me respondeu: ‘Missão dada, missão a ser cumprida e será cumprida’. Ele é o mesmo Dani Alves que veio conosco em 2022 e nas Olimpíadas de 2021. No aspecto físico, ele se encontra apto”, garantiu Tite.

Além disso, o técnico reforçou que o que se pede de um lateral na Seleção Brasileira é mais construção e menos intensidade.  ”Os laterais na equipe brasileira não atuam como pontas. São laterais construtores. E a qualidade técnica que ele empresta nesse sentido é impressionante. Não vai ter 60/70 metros de ida e volta”, finalizou.  O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia, pelo Grupo G. Camarões e Suíça completam a chave. *Bahia Notícias