Coronavírus pode fazer PIB do Brasil crescer menos de 2% em 2020, dizem analistas

Economistas estimam que o impacto diante do primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil poderá reduzir em até 0,3 ponto percentual o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020, informa o jornal O Globo. Segundo a publicação, o impacto da epidemia na atividade econômica poderá deixar o país cada vez mais distante do avanço de 2,2% estimado pelo Boletim Focus, que congrega as previsões de mercado.

Com a piora do cenário, diz a reportagem, o crescimento pode ficar abaixo de 2%. Preocupa ainda a visão de que o efeito negativo da epidemia, que ficaria restrito ao primeiro trimestre do ano, vai se prolongar, podendo afetar o desempenho do ano todo. Com isso, a confiança já vem caindo.

Na quarta-feira (26), a Bolsa brasileira despencou 7%, e o dólar fechou a R$ 4,44, novo recorde. Ações de empresas ligadas a setores de matérias-primas, como Vale e Petrobras, recuaram 10% e 9,5%, respectivamente.

Na manhã desta quinta (27), as principais bolsas europeias abriram em queda, com recursos entre 1,5% e 2%. Na Ásia, o mercado acionário japonês caiu 2,1%, e o sul-coreano, 1,8%. As Bolsas na China subiram.

A Tendências estima que o PIB brasileiro pode sofrer redução de 0,15 a 0,3 ponto percentual. Por ora, a consultoria mantém previsão de 2,1%.

PIB global menor

Para o PIB mundial, a redução seria de 0,1 ponto percentual —de 3,1% para 3% este ano—, estima a Tendências, enquanto na China a economia deve crescer 5,5%, abaixo dos 5,8% previstos inicialmente.