Contribuintes de Feira de Santana recebem boleto falso do IPTU e polícia investiga fraude

Contribuintes de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, receberam um boleto falso do IPTU esse ano. Na verdade, a primeira cobrança do imposto é feita através de carnês, que ainda nem foram entregues. A prefeitura já registrou queixa e a Polícia Civil apura o caso. A conta para onde o pagamento estava sendo direcionado já foi identificada.

A prefeitura descobriu o golpe através de um contribuinte que esteve na Secretaria da Fazenda, na manhã de segunda-feira (2), com o boleto de cobrança do IPTU deste ano. O contribuinte queria saber porque só recebeu a cobrança de apenas um imóvel, já que tem outros na cidade. Na prefeitura, ele ficou sabendo que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda não tinham sido enviados aos contribuintes e que o boleto tinha sido clonado.

“A colega estranhou o fato dele estar pedindo o segundo boleto, uma vez que a prefeitura não mandou boleto nenhum, não mandou carnê nenhum. Os carnês se encontram na gráfica, então isso chamou a atenção da colega e ela trouxe até a minha pessoa o documento de arrecadação e, flagrantemente, automaticamente, a gente identificou que se tratava de um documento clonado”, disse Expedito Eloy, secretário da Fazenda de Feira de Santana.

O boleto falso é quase igual ao original, que é emitido pela prefeitura, mas tem distorções. Uma delas é um código de barras que direciona para o pagamento, através do sistema para uma conta bancária que não é da prefeitura. O secretário Expedito Eloy disse também que a primeira cobrança do IPTU é feita através de carnês, e que a cobrança por boleto só acontece em situações específicas.

”O contribuinte, ele pode aguardar o carnê. O carnê é entregue em casa, quando o contribuinte, por algum motivo, ele se dirige ao Ceaf [Centro de Atendimento ao Feirense] dizendo que não recebeu o carnê e a gente emite uma segunda via do carnê, através do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), só aí é que a gente emite uma segunda via através do DAM. E também nos casos que o IPTU esteja vencido”, disse o secretário.

A prefeitura disse que já tomou todas as providências contra a fraude. A primeira medida foi prestar queixa na delegacia de Polícia Civil e comunicou o problema também à Caixa Econômica Federal, que já solicitou às Casas Lotéricas, que recusem o recebimento do IPTU de 2020 através de boletos. As informações são do G1