Contrair o vírus duas vezes? Bélgica e Holanda registram casos de reinfecção por coronavírus

Dois novos casos de pessoas que teriam sido reinfectadas pelo novo coronavírus na Bélgica e na Holanda foram relatados pela NOS, um televisão pública holandesa, segundo o colunista Jamil Chade, do portal UOL.

A notícia foi veiculada na manhã desta terça-feira (25), um dia depois que um estudo em Hong Kong apontou para a mesma conclusão no caso de um paciente. Ele voltou a ter a doença mais de quatro meses depois de ter se recuperado da primeira infecção.

De acordo com Jamil Chade, os três casos reforçam o temor sobre o grau de imunidade que poderia ser estabelecido depois da contração da doença.

Na Holanda, o paciente envolvido é um idoso, com um sistema imunológico fraco. Uma conselheira do governo holandês, Marion Koopmans, admitiu que a volta das contaminações seria algo possível. Para ela, a questão é a de saber com qual frequência isso poderia ocorrer.

Com 33 anos, o paciente de Hong Kong havia sido diagnosticado com a Covid-19 em março e, em meados de abril, todos seus exames deram negativo. Mas, em 15 de agosto, ao retornar de uma viagem para a Espanha e Reino Unido, ele voltou a ter o vírus, ainda que de forma assintomática.

No caso belga, o paciente não teria desenvolvido anticorpos suficientes em sua primeira exposição ao vírus. A notícia foi considerada como preocupante pelos especialistas locais. Uma vez mais, a dúvida é se tal fenômeno é raro ou algo que poderia ocorrer de maneira generalizada.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) optou por não comentar os dois casos europeus. Indicou, no entanto, que os estudos realizados são ”importantes” para elucidar a questão da imunidade criada pelo vírus.