Comitê do Consórcio Nordeste pede que estados proíbam festas particulares durante o Carnaval 2022

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu um documento, nesta quinta-feira (3), em que recomenda aos nove estados da região o cancelamento dos feriados de carnaval, proibição de festas particulares e shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações.

Ainda para conter a proliferação da Covid-19, o colegiado propõe o cancelamento dos feriados no período da folia — em alguns estados a data é ponto facultativo apenas. Em 2022, o Carnaval está previsto para acontecer de 26 de fevereiro (sábado) a 1º de março (terça-feira).

Na Bahia, o governo estadual reduziu a capacidade de eventos de 5 mil para 1,5 mil pessoas, o que levou ao cancelamento de parte das festas. No entanto, até o momento não há uma posição oficial sobre a proibição total de eventos.

Ainda segundo o parecer técnico, a ômicron é quatro vezes mais transmissível que a delta, e o menor número de mortes atual se deve ao número de pessoas vacinadas, ”o que faz com que os números de hospitalizações e mortes sejam menores que os das ondas anteriores”.