Comércio funciona parcialmente em Jiquiriçá; banco não voltou e população recebe doações de voluntários

Cenário é desbastador em Jiquiriçá. Foto: Abraão Rodrigues

O município de Jiquiriçá lida com um cenário devastador após ser atingido por fortes chuvas, no último final de semana, e até esta quarta-feira (29) muitos destroços em áreas diversas da cidade revelam o caos.

A Prefeitura estaria formando um mutirão para limpeza do Centro, que foi tomado pelas águas, que destruíram inclusive a decoração de Natal que havia sido instalada pela gestão municipal. Segundo o fotógrafo contratado pela Prefeitura, Abraão Rodrigues, casas comerciais foram invadidas, comerciantes sofreram prejuízos e o comércio funciona parcialmente na cidade, que tem pessoas desabrigadas e desalojadas.

O prédio onde funcionava o Banco do Brasil ficou submerso, correspondentes bancários também atingidos e as instituições financeiras ainda não voltaram a funcionar.

Jiquiriçá também sofreu com a interrupção do fornecimento de energia elétrica, que foi restabelecida na noite de ontem. ”Lojas, clínicas, farmácias, casas, escolas, todos atingidos. O comércio foi devastado. Sobre os desabrigados, estão sendo catalogados. Aqui tem equipes da PM, Corpo de Bombeiros, Embasa, Coelba, deslocados de Salvador. Muita comoção na cidade”, relata Abraão.

O prefeito João Fernando, o Cascalho, ainda não se pronunciou sobre o desastre natural e segundo informações tenta solucionar problemas que afligem moradores. Veículos com doações de alimentos, água e roupas chegam de toda a região, a todo instante.