Coronel da PM visita Maracás e diz que Companhia em Jaguaquara depende de influência política

Coronel Anselmo Brandão concede coletiva. Fotos: Blog Marcos Frahm

O projeto ”O Comandante vai até você”, da Polícia Militar da Bahia, levou nesta quinta-feira (5) o Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão ao município de Maracás, onde está sediada a tropa da 93ª CIPM. Os policiais da unidade, sob o comando do Major Caldas, e que atuam ainda nas cidades de Itiruçu, Iramaia, Planaltino, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho, totalizando uma área de mais de 6 mil km², com população de quase 70 mil habitantes recepcionaram o Coronel no auditório do Hotel Menina Bonita. O prefeito de Maracás, Soya Novaes, também participou da recepção, juntamente com profissionais de imprensa da região e destacou a segurança pública no município. ”Uma cidade privilegiada em termos de segurança”, disse. Já Anselmo não poupou elogios aos militares da 93ª CIPM. O Comandante ressaltou que os policiais militares são comprometidos e que surpreenderam positivamente pelos números de produtividade entre 2016 e 2017.

Comandante dialoga com policiais militares da 93ª CIPM em Maracás

Segundo ele, houve aumento de 217% em apreensão de drogas, 94% de apreensão de armas, 43% de pessoas abordadas, 42% de prisões em flagrante. ”Policiais militares comprometidos com a proatividade na realização de ações sociais, como no caso do garoto que postou das redes vídeo para o apresentador Rodrigo Faro, da Record, o presentear com um Notebook. Alguns policiais da 93ª CIPM tomaram conhecimento e presentearam o jovem Bruno Santos com o equipamento. Além de outras ações de entrega de cestas básicas, homenagem às mulheres, Natal Solidário e o nosso importantíssimo Proerd que tira nossos jovens do caminho das drogas”, destacou.

Marcos Frahm indaga Comandante sobre Companhia para Jaguaquara

Indagado em coletiva pelo repórter Marcos Frahm, do BMF e Rádio 93FM sobre a possibilidade de implantação ou não de uma Companhia Independente na cidade de Jaguaquara, a maior do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá Anselmo revelou que a criação da Companhia depende da influência de agentes políticos. ”Criação de companhia é uma ação do governo do estado e é demandado pelo executivo, solicitado por lideranças da região. Pelo estudo do comando geral, eu acho que comporta, mas não é o comandante. Acho que é uma decisão que tem que ser tomada em conjunto, entre lideranças e o governador, pois aumenta custos e a gente demanda efetivo, demanda viaturas, mas independente de companhia, vou reavaliar a situação de Jaguaquara para a gente dar um incentivo, um incremento no policiamento. Agora, quanto a companhia, eu deixo a disposição das lideranças políticas, para alinhar junto ao governo do estado”, afirmou. Enquanto Jaguaquara, cidade com maior número de registro de casos violentos da região ainda não conta com reforço policial, além de Maracás, Amargos, também no Vale do Jiquiriçá,já tem sua Companhia Independente da PM.