Comandante da PM estima público de 15 mil pessoas por noite durante o São João de Jaguaquara

Hianderson Ribeiro fala do plano da PM para festa. Foto: MFrahm

Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, foi um dos primeiros municípios baianos a comemorar o São João com shows musicais em praça pública, ainda na década de 80. De lá pra cá, a cidade se tornou um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos no interior.

Com a volta do São João, após dois anos sem a realização, em razão da pandemia, a expectativa é de alto impacto na economia local, sobretudo pelo público estimado para a festa. O Comandante da 3ª Cia, integrada ao 19º Batalhão de Polícia Militar de Jequié, o Capitão Hianderson Ribeiro, estimou público de 15 mil pessoas por noite no circuito oficial, na Praça Guilherme Silva, onde estarão se apresentando, de 23 a 26 de Junho, atrações como: Tarcísio do Acordeon, Flávio José, Jonas Esticado, Solange Almdeida, Priscila Senna, Chambinho do Acordeon, Lara Amélia, Toque Dez, Cacau com Leite, Diego e Pisadinha de Luxo, além de bandas locais, que já se apresentam na Vila Junina montada pela Prefeitura na Praça JJ – Seabra.

De acordo com o Comandante, para os dias de folia, foi montado um esquema estratégico de segurança e a PM atuará no evento com a utilização de recursos tecnológicos como detectores de metais no portal de entrada do circuito. ”Estamos trabalhando de forma muito empenhada com o 19º Batalhão nesse planejamento para as festas de junho. Já temos o efetivo a ser empregado, já temos as estratégias a serem utilizadas para revista do público, no patrulhamento interno e externo da cidade, para que possamos manter a segurança também das pessoas que não irão curtir a festa, mas que estarão visitando Jaguaquara. Nós teremos detectores de metais nas portais para que todo o folião que tiver acesso a festa seja revistado. A qualquer momento que o policial desconfiar da presença de uma arma ou objeto que possa causar dano ao cidadão a gente vai utilizar o detector e dar celeridade ao patrulhamento”, disse o Capitão ao Blog Marcos Frahm, tendo comentando ainda sobre a estimativa de público: ”Nós esperamos em média de 10 a 15 mil pessoas circulando na cidade, pois essa é uma festa de grande magnitude e nós não iremos vacilar”, concluiu.

Além de Jaguaquara, a 3ª Cia gerida por Hianderson é responsável pelo policiamento nas cidades de Itaquara, Santa Inês, Cravolândia, Brejões, Nova Itarana e irajuba, localizadas no mesmo território e que também realização festas no período junino.