Com obras e ações preventivas, Prefeitura de Jequié diz que reduz impacto das chuvas na cidade

Jequié teve uma redução no quadro de danos. Foto: Prefeitura

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Infraestrutura, vem atuando desde 2021, com ações preventivas e a execução permanente de diversas obras estruturantes, com o objetivo de ampliar o sistema de escoamento das águas das chuvas e, assim, diminuir os impactos das chuvas no município. Desde o começo deste ano, o trabalho foi intensificado, envolvendo diversas frentes de trabalho, promovendo o desassoreamento e dragagem do leito do Rio Jequiezinho; as contenções de encostas e novas pontes; instalação de meios-fios e de sarjetas; recuperação, limpeza e manutenção de canais pluviais; novas canalizações de redes pluviais; entre outras iniciativas que ajudaram a ampliar a segurança e o bem-estar dos jequieenses.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), apesar das fortes chuvas que atingiram o município, nos últimos dias, Jequié teve uma redução no quadro de danos e de residências atingidas pelas águas, graças ao conjunto de medidas preventivas adotadas pela administração municipal. Ainda, conforme dados da Defesa Civil, nesse período de chuvas, já foram atendidas 70 chamados, que originaram visitas e a fiscalização segue em campo.

Por conta das chuvas, foram registradas a existência de três casas danificadas estruturalmente e a queda de cinco casas, nos bairros Mandacaru, KM 3 e nas localidades da Pedreira e Alto da Bela Vista, Joaquim Romão, e no povoado das Queimadas, na Zona Rural. Dessas, três estavam abandonadas e duas ocupadas por moradores que foram alojados na casa de parentes. Até o momento, 19 pessoas estão desalojadas e recebem a prestação de suporte por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social.

”As medidas preventivas vêm dando bons resultados. Tivemos áreas com pontos de alagamentos e outras situações relativas a permeabilização do solo, que acaba atingindo estruturas de casas construídas de forma mais simples ou que foram erguidas em áreas onde nunca deveriam ter sido habitadas, pois são locais de passagem natural das águas das chuvas e, portanto, áreas alagáveis. Mas, pelo levantamento feito, já houve uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, quando as chuvas causaram estragos e prejuízos consideráveis.”, destacou o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Murilo Bulhões.

”Graças a Deus, os estragos foram em menor proporção do que os do ano passado. Isso graças às ações de prevenção de situações de risco quanto a inundações, deslizamentos e alagamentos. O trabalho não parou, foi bastante intensificado e contribuiu para a redução de riscos provenientes das fortes chuvas e, mesmo assim, tivemos alguns locais em que as águas causaram danos, infelizmente as chuvas vieram muito fortes e tivemos algumas casas atingidas. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão atuantes, acompanhando os casos e prestando toda a assistência e as frentes de serviço estão nas ruas, limpando, fazendo a manutenção das vias que ficaram sujas pela lama e auxiliando a população.” destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.