Com chance de assumir o governo da Bahia, Leão comemora 76 anos cercado de expectativa de poder

Cacique do PP baiano, Leão comemora 76 anos. Foto: Facebook

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento e também presidente do PP da Bahia, comemora 76 anos neste domingo (27) e afirma estar esbanjando boa saúde e vitalidade para ”continuar trabalhando pela Bahia”. Leão está no segundo mandato de vice-governador e com chance de assumir o lugar do governador Rui Costa (PT) em abril, caso Rui decida renunciar ao mandato para concorrer ao Senado.

”Mais um ano de vida, o 76°. E só tenho o que agradecer. Eu carrego um lema: ‘Sonhos, acredite neles! Porém, realize-os’. E isto me move. Chego aos 76 anos com a certeza que já realizei muitos dos meus sonhos e também os sonhos de muita gente. Mas ainda há uma estrada a percorrer e outros sonhos a realizar”, afirma.

Conhecido pelo bom humor, João Leão brinca que viverá dois séculos de vida: ”Peço saúde e forças a Deus, para que eu possa continuar trabalhando por minha Bahia. Afinal, vou viver até os 200 anos e, até lá, terei muitos novos sonhos a realizar”.

Nascido em Recife (Pernambuco) João Felipe de Souza Leão em 27 de fevereiro de 1946, ele veio para a Bahia ainda pequeno, para o Muquém do São Francisco, e viveu sua infância no Riacho da Serra Branca. Hoje é um dos principais tripés do grupo político que governa a Bahia há 15 anos.

Na trajetória política, o vice-governador foi deputado federal por cinco mandatos – de 1995 a 2015, vice-governador (por duas vezes) e secretário do Planejamento e de Desenvolvimento Econômico nas gestões do governo Rui Costa, secretário de Infraestrutura no governo Jaques Wagner (2009-2010), secretário da Casa Civil do município de Salvador (2011-2012), e prefeito de Lauro de Freitas, 1991 a 1994.