Jequié: Com cerca de 2 mil próteses dentárias entregues, Prefeitura realiza mais uma etapa do Sorriso Feliz

Projeto Sorriso Feliz é liderado pela Prefeitura. Foto: Divulgação

Com o propósito de ampliar e melhorar as condições de saúde bucal da população, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (25), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo ao Centro de Saúde Sebastião Azevedo, no Mandacaru, mais uma etapa do Projeto Sorriso Feliz e promoveu a entrega de próteses dentárias a pacientes assistidos pela unidade. Desde a reativação do serviço, já foram confeccionadas e entregues 2 mil próteses, contemplando aproximadamente mil pessoas. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a coordenadora de Saúde Bucal, Mariana Freitas; equipe técnica da Unidade; e as pessoas assistidas.

O acessório ajuda a melhorar a saúde e aumentar a autoestima das pessoas, sendo que muitos contemplados não têm condições de contar com esses serviços na rede privada. A utilização da prótese vai além do aspecto estético e tem como principal objetivo propiciar mais qualidade de vida a quem usa, auxiliando na mastigação, interferindo, de forma positiva, na fala e, ainda, no aumento da autoestima dos pacientes.

As pessoas interessadas em participar do Projeto Sorriso Feliz, devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro e passar pelo atendimento odontológico. A equipe vai avaliar a necessidade, de acordo com cada caso e encaminhar para o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas, onde realizam a produção do molde para, em seguida, ser solicitada a produção da prótese dentária. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Mariana Freitas, são analisados aspectos como o formato do rosto, a cor e semelhança dos dentes dos pacientes.

”Não é um processo demorado, é muito rápido, e a população pode ter acesso ao atendimento dentário por meio do encaminhamento das Unidades de Saúde, onde passará por avaliação e seguirá para preparação do molde e a confecção da prótese. O que nos deixa mais contentes ainda é a sensação de estarmos colaborando, positivamente, para a autoestima do paciente, para a melhora da qualidade de vida das pessoas.”, destacou a coordenadora.