Com aumento de casos, fiscalização entre PM e Prefeitura em Jequié irá coibir aglomerações

PM e PM vão atuar contra aglomerações em Jequié. Foto: BMFrahm

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Governo, por meio da Guarda Municipal, e em parceria com o 19º Batalhão de Polícia Militar, vão realizar, a partir deste sábado (29), uma ação integrada, visando a fiscalização para cumprimento dos decretos municipal e estadual de enfrentamento da Covid-19, tendo como foco evitar aglomerações em residências, sítios e bares.

A iniciativa, que deve abranger, também, a zona rural, foi discutida numa reunião da qual participaram a secretária de Saúde, Polliana Leandro; o tenente coronel, Elbert Vinhático Neves, comandante do 19º BPM, que deixou o comando da instituição na quinta-feira; o major Lenorman Mustafa; o comandante da Guarda Municipal, Valdinélio Santos Barros; dentre outros.

A ação integrada contará com agentes das forças de segurança e com equipes da Vigilância Sanitária, reforçando a fiscalização nos bairros e localidades, vistoriando os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Aqueles que forem identificados em descumprimento às exigências de prevenção ao Coronavírus ou que estiverem em atitude de descumprimento dos decretos de enfrentamento da pandemia, serão notificados, podendo chegar, até, na cassação do alvará de funcionamento da empresa.

A fiscalização vai averiguar o uso obrigatório da máscara, o respeito à distância mínima entre as pessoas, a disponibilização de álcool em gel, o horário de encerramento das atividades, entre outras medidas que estão normatizadas nos decretos. ”A intensificação dessa fiscalização se faz necessária tendo em vista as ocorrências de festas clandestinas, com aglomeração de pessoas, o que ocasiona um aumento no número de casos positivos da Covid-19”, destacou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.