Com 49 óbitos por Covid e 3.312 casos, o Vale do Jiquiriçá continua em curva ascendente

O vírus já atingiu todos as cidades do Vale. Foto: Blog Marcos Frahm

O boletim do coronavírus no Vale do Jiquiriçá, emitido nesta terça-feira (25), mostra que a curva da doença ainda não foi estabilizada. Do início da pandemia até agora, o Vale contabilizou 3.312 casos, e esse total atinge os 20 municípios que integram o Território de Identidade. Destes, 2.718 encontram-se recuperados, conforme dados apurados pelo Blog Marcos Fahm junto as secretarias municipais de Saúde. 530 estão ativos.

Em toda a região, foram registrados 49 óbitos, inclusive, o último foi confirmado nesta terça pela Prefeitura de Jaguaquara, sendo uma mulher 79 anos, que possuía comorbidades e estava internada no Hospital Geral Prado Valadares – HGPV e teria contraído o vírus, elevando para 14 o número de mortes por Covid no município, que lidera em número de casos, 1.706.

Depois de Jaguaquara, Maracás é a cidade com mais pessoas que testaram positivo, somando (370); Amargosa (279); Laje (159); Mutuípe (139); Milagres (82); Itaquara (62); Nova Itarana (62) Elísio Medrado (57); São Miguel das Matas (51); Santa Inês (49); Itiruçu (49); Lafaiete Coutinho (45); Irauba (42); Lagedo do Tabocal (41); Ubaíra (37); Jiquiriçá (29); Brejões (29); Planaltino (14); Cravolândia (10).

Apesar da curva ascendente do vírus no Vale, alguns municípios, a começar pelo mais populoso, Jaguaquara, determinaram maior flexibilização no comércio, neste mês, inclusive permitindo a abertura de bares, igrejas e academias, setores que sofreram maior impacto com os decretos de restrições para tentar conter a doença.

Quem passa por Laje, por exemplo, com 159 casos, a sensação é de que tudo está dentro da normalidade, diante da circulação de pessoas e estabelecimentos funcionando. Enquanto em Santa Inês, a Prefeitura mantém regra dura na barreira sanitária, restringindo o acesso de pessoas de outras cidades. Contudo, os casos aumentaram no município.