Cidades do Vale do Jiquiriçá recebem instruções da PM para casos de roubo de celulares

Polícia realiza Blitz do Alerta no Vale. Foto: Alberto Maraux

Moradores das cidades de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, Ubaíra, Mutuípe, Laje e Jiquiriçá, na região do Vale do Jiquriçá, receberam nos últimos dias orientações sobre o Sistema de Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). A informação foi divulgada nesta terça-feira (10).

As chamadas Blitz do Alerta abordaram motociclistas, motoristas e pedestres que receberam instruções para inclusão de smartphones no sistema em caso de o aparelho ser furtado, roubado ou extraviado. ”Essa é uma ferramenta de extrema importância em que, com certeza, a população pode confiar. Aqui em Santo Antônio e em toda região o trabalho não para e seguiremos com o trabalho ostensivo para ajudar a população na recuperação dos seus bens”, contou o tenente-coronel Edmundo Assemany, o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Santo Antônio de Jesus.

Para se cadastrar no sistema, basta a pessoa acessar alertacelular.ssp.ba.gov.br e, com o Imei do aparelho em mãos – que pode ser acessado ao discar *#06# do próprio celular – e fazer o cadastro, vinculando os dados do proprietário aos do telefone.

Depois disso, caso seja vítima de furto, roubo ou perca o celular, o usuário ou usuária devem clicar no botão de alerta e, em seguida, fazer o registro de ocorrência na Delegacia Virtual ou em qualquer unidade física da Polícia Civil, no prazo máximo de 48 horas após o alerta.

Ainda segundo a SSP-BA, caso o aparelho seja recuperado, o dono recebe uma notificação por email para fazer a retirada do telefone.