Chesf eleva liberação de água na Barragem da Pedra em Jequié para 60m3 por segundo

O reservatório da Barragem da Pedra, na Bacia do Rio de Contas, em Jequié,  alcançou, às 6h00 da manhã de terça-feira (17),  a cota de 222,91 m, com armazenamento correspondente a 64,02% do volume útil, atingido seu volume de espera.

A informação direcionada à população ribeirinha, foi encaminhada às prefeituras da região, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco-CHESF. Chove muito na região. Segundo a CHESF, para que se mantenha o controle das cheias, as defluências médias diárias do Reservatório de Pedra estão sendo elevadas, gradualmente, da faixa de 7m³/s para 60 m³/s, permanecendo neste valor até próxima análise.

Devido a situação hidrológica, a Companhia alerta sobre a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, destacando a importância da ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.

Caso ocorram, em razão desse aumento da liberação de água em Pedra, inundações na área, a orientação é para que as pessoas entrem em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone (73) 3526-8039, que também funciona via WhatsApp. *Jequié Repórter