Cerveja de maracujá cultivado na Caatinga é lançada na Feira Baiana de Agricultura Familiar

A agricultura familiar da Bahia segue inovando. Após o sucesso da cerveja de umbu e de licuri, mais uma fruta nativa do semiárido baiano, o maracujá da Caatinga, é o ingrediente de destaque da bebida queridinha dos brasileiros, a cerveja. A Maratinga Passion Fruit Beer, cerveja artesanal de maracujá da Caatinga, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), está sendo lançada na 10ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começou n sábado (23), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro. O evento segue até o dia 1º de dezembro.

A cerveja artesanal Maratinga tem base clara, coloração levemente dourada, com colarinho branco, aroma e sabores ácidos do maracujá. Possui um amargor moderado do lúpulo com baixo teor alcoólico, sabor intenso e exclusivo do maracujá da Caatinga, cuidadosamente cultivado por agricultores familiares do sertão baiano. O nome Maratinga vem do Tupi Guarani (Mara-alimento e Tinga-branco), significando Alimento Branco. Os frutos utilizados são orgânicos, cultivados por agricultores familiares de Canudos, Uauá e Curaçá.

A receita é do jovem cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de Uauá, Emanuel Messias Almeida, que destaca que a cooperativa pensou em valorizar e potencializar mais uma fruta da Caatinga e da região. ”A inspiração e paixão pelos sabores da Caatinga é o que nos movimenta. Inovamos e ousamos, trazendo um fruto da Caatinga para uma bebida muito bem consumida. Queremos além de fazer uma boa cerveja, propagar e disseminar a importância do único bioma genuinamente brasileiro, da preservação da valorização e disseminação da Caatinga do sertão nordestino brasileiro”.