Celebrações e caminhada marcam a Sexta-Feira da Paixão em Jaguaquara

Momento de reflexão para os católicos e cristãos, a Semana Santa é marcada pela lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em Jaguaquara, um dos rituais católicos tradicionais celebrados nesta Sexta-feira da Paixão (29) é a Caminhada da Esperança, com o Sermão das Sete Palavras de Jesus que marcam a passagem da Sexta-feira da Paixão, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz, seguindo pelas ruas do bairro Muritiba.

Presidida pelo Frei Rutivalter Brito, a cerimônia começou as 16h30, com a prostração dos religiosos diante do altar da Paróquia Maria Auxiliadora. Rutivalter diz que essa é uma semana especial para a Igreja Católica, que relembra a morte de Jesus através de três momentos: a leitura de textos religiosos, adoração da cruz e a comunhão, além da Caminhada da Esperança, que teve início por volta das 19h. ”Essa é a Caminhada da Esperança, uma tradição que nós estamos resgatando aqui em Jaguaquara”, disse o Pároco. 

Frei Rutivalter também salientou que a caminhada é aberta a todos os homens e mulheres de boa vontade e expressou o desejo de que esta, como outras iniciativas da Paróquia Maria Auxiliadora, se torne o prelúdio para a tomada de consciência de que o período da  ”Semana Santa”, uma tradição secular da Igreja Católica, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, seja vivenciado com muito mais fé e amor no coração. A caminhada encerrou com uma apresentação teatral na Matriz.

Fotos: Blog Marcos Frahm