Cartórios da Bahia registram 13 óbitos por suspeita ou confirmação do novo coronavírus

Os cartórios de Registro Civil do Estado da Bahia registraram, até 12h desta quarta-feira (22), 13 óbitos cujas causas foram identificadas por médicos como suspeita ou com confirmação de Covid-19. Os números estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil (transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid), plataforma eletrônica que reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

O portal tem o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a sociedade brasileira, contribuindo para a apuração de subnotificações de casos fatais. Desde o dia 1º de abril, data de lançamento da plataforma, já estavam disponíveis no portal os dados relativos a todo o Brasil e, também, segmentados por estados. Em todo o país, o número atinge 3.350 óbitos até esta quarta-feira (22.04).

Na plataforma estão, também, as estatísticas de registros de óbitos cuja causa mortis foi apontada pelos profissionais de saúde como Insuficiência Respiratória e Pneumonia, condições relacionadas à COVID-19 e que podem constar como causas de falecimentos. Entre o início de março e o dia 22 de abril, foram registrados 1.272 óbitos destas doenças no estado da Bahia, e 45.421 no Brasil todo.

”Essa pandemia do coronavírus mostra, ainda mais, a importância do Cartório de Registro Civil como um serviço público essencial, que ficou à disposição da sociedade durante todo esse período de isolamento social, possibilitando que os cidadãos pudessem solicitar suas documentações básicas e, com elas, lastrear as requisições de auxílios, como o auxílio emergencial do governo”, disse o presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), Daniel Sampaio. ”Além disso, o registro civil é detentor de dados que podem subsidiar as autoridades na promoção de políticas públicas. Alguns desses dados estatísticos, como informações sobre causa mortis de Covid-19 e doenças respiratórias estão disponíveis no Portal da Transparência para amplo acesso e consulta, um material importante disponibilizado pelo Registro Civil para todo o Brasil”, completa.