Câmara de Vereadores realizou sessão especial em homenagem ao Dia da Mulher

Nesta sexta-feira (08), é celebrado o dia Internacional da Mulher, mas a Câmara de Vereadores de Jaguaquara, realizou, de maneira antecipada, uma Sessão Solene para homenageá-las na noite de ontem, quinta-feira (7). A celebração foi realizada no plenário da Câmara às 19h, onde algumas mulheres com relevantes serviços prestados a sociedade jaguaquarense receberam homenagens dos vereadores e foram aplaudidas pelo público, que lotou o plenário da Câmara. Na oportunidade foi proferida uma palestra abordando assuntos relacionados à luta diária da mulher atual, pela professora de história Glaucia Portela. Entre as homenageadas: a vereadoras Marleide Pinto e Jacilene Silva, a delegada Maria do Socorro Damásio, Nilzete Dantas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Jaguaquara, a professora e ex-secretária de Educação, Maristela Amaral, além das representantes do governo municipal, Viviane Martinelli, secretária de Administração e Finanças, Niagra Sales, Chefe de Gabinete e Renata Rose, secretária de Saúde do município.

A Delegada Maria do Socorro destacou que a mulher sofre diversos tipos de violência e não é só a física que deixa marcas profundas. Defendeu na oportunidade realização de campanhas educativas por parte dos Poderes Públicos como forma de inibir os atos violentos contra a mulher. Ela também lembrou a luta das mulheres para conquistar espaço nas diversas áreas. Usaram a tribuna para homenagear as mulheres, os vereadores Nildo Pirôpo, Valdenor Souza, Zacarias de Oliveira, Lindoval Muniz, Edilso Brustolin, Jurandi Araújo, Valdir Souza, Jocemar de Oliveira, Adailson Silva e Uelson Pereira, além do presidente da Casa, o vereador Francisnei Santos Souza. 

História – Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Fotos: Blog Marcos Frahm