Câmara de Jequié tem audiência com deputados mais votados no município, mas 7 não compareceram

Leur foi o único parlamentar presente. Foto: BMFrahm

Uma audiência pública proposta pelos vereadores Joaquim Caires (PODE) e José Augusto de Aguiar, o Gutinha (PP), foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Jequié.

O evento pretendia reunir os deputados federais eleitos pela Bahia, que obtiveram maiores votações em Jequié, no pleito de 2018. Dos 8 deputados convidados, apenas Leur Lomanto Júnior (DEM) esteve presente e apresentou os dados do envio de R$ 30 milhões em recursos através das suas emendas parlamentares, ao lado do prefeito Zé Cocá (PP).

O deputado federal Cacá Leão (PP), que, de acordo com o mesmo teria enviado 21 milhões em emendas para Jequié, justificou sua ausência em vídeo gravado de Brasília. Nas eleições de 2018, ele obteve apenas 141 votos na cidade.

Já o deputado federal, Antônio Brito (PSD), campeão de votos em Jequié (29.863 votos), não apareceu. O que se sabe é que o parlamentar teria enviado R$ 5 milhões em recursos para pavimentação asfáltica. O mesmo teve a justificativa de sua ausência lida na tribuna.

Os demais parlamentares, Jorge Solla (PT), Paulo Magalhães (PSD), Alice Portugal (PCdoB), Márcio Marinho (PRB) e a Professora Dayane Pimentel (PSL), não deram o ar da graça e nem justificaram suas ausências, o que pode ser compreendido como desprezo pelo município ou desconhecimento do convite feito para a participação na audiência.

Somados, os faltantes tiveram 14.100 votos de eleitores jequieenses que, provavelmente, deverão fazer uma avaliação mais ponderada sobre os candidatos na próxima eleição.