Câmara de Jequié retoma trabalhos com protesto de professores contra a gestão municipal

Professores lotaram as galerias da Casa. Foto: Blog Marco Frahm

A sessão de abertura do 2º Período Legislativo 2019 da Câmara Municipal de Jequié, realizada na noite desta terça-feira (06/08) foi marcada por manifestações de professores da rede pública municipal de ensino, que marcaram presença na Casa ocupando as galerias em forma de protesto.

Os vereadores retomavam as atividades na tribuna após o recesso parlamentar, sendo surpreendidos pela grande presença de professores e de outros servidores da Educação. Portando cartazes e com palavras de ordem: ”Tem dinheiro pra tudo, só não tem pra educação”, os docentes alegavam sofrer atraso salarial, a não atualização do Piso do Magistério, o número reduzido de aposentadorias do IPREJ e ameaça de perda de direitos trabalhados.

Na tribuna, vereadores governistas e oposicionistas se pronunciaram com divergências em ralação aos protestos. O oposicionista e vice-presidente da Casa, Soldado Gilvan, que já integrou a bancada do prefeito Sérgio da Gameleira chegou a sugerir a cassação do chefe do Executivo ao criticar o que classificou como falta de respeito a Educação.

O presidente Emanuel Campos – Tinho se solidarizou com os manifestantes, tendo justificado ao retomar os trabalhos que durante o recesso as atividades administrativas não sofreram grandes alterações e os vereadores cumpriram extensa agenda de reuniões, vistorias, fiscalizações e visitas a comunidades, assim como também ocorreu sessão dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada para apurar denúncias de possíveis irregularidades no âmbito da administração municipal, inclusive na área da Educação, em relação a reformas de escolas.