Câmara de Jaguaquara aprova estadualização da UPA 24h pelo período de 06 meses para atender Covid-19

UPA 24h vai atender pacientes do Vale. Foto: log Marcos Frahm

Com parecer conjunto favorável das comissões de Justiça e Saúde, a Câmara Municipal de Jaguaquara aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 005/2020, que versa sobre a cessão de uso, por parte do Governo do Estado, da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada do distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara.

A UPA tipo I, de responsabilidade da Prefeitura, foi construída, em convênio com o Governo Federal, mas encontra-se fechada, apesar de equipada. Com a aprovação do projeto, encaminhado a Casa Legislativa pelo Poder Executivo a unidade irá funcionar através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Consórcio de Saúde, com a SESAB arcando 100% com todos os gastos necessários, não onerando os cofres públicos municipais.

A UPA será colocada em funcionamento pelo Governo do Estado pelo período de 06 meses, com o objetivo de atender os pacientes do Vale do Jiquiriçá, com quadro de agravamento clínico provocado pelo novo coronavírus.

No território, já são mais de 500 casos confirmados da doença, atingindo 18 municípios, incluindo Jaguaquara, que lidera com um crescimento exponencial de casos da Covid-19.

Segundo o presidente da Câmara, Raimundo, todos os edis decidira pela aprovação. ”Levando em consideração a necessidade de colocar em funcionamento esse importante equipamento público, que se encontra paralisado há vários anos, colocamos o projeto em votação nesta semana e todos optaram pela aprovação, independente de diferenças políticas, pois trata-se de saúde pública e a UPA em funcionamento servirá para acolher as pessoas que estão sendo afetadas pelo coronavírus”, comentou o líder do Legislativo local.