Câmara cria CPI para apurar cartel no preço dos combustíveis em Jequié. Walmiral é o presidente

Walmiral Marinho é presidente da CPI. Foto: Blog Marcos Frahm

A Câmara Municipal de Jequié decidiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (26), pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo vereador Walmiral Marinho, com a finalidade de apurar possíveis irregularidades praticadas por proprietários de combustíveis com relação ao preço da gasolina a partir de uma suposta formação de cartel para uniformização de preços do produto.

Em conformidade com a Regimento Interno, o presidente da Câmara, Emanuel Campos (Tinho) conduziu o processo de escolha dos membros da Comissão e entre os escolhidos pelas bancadas da maioria e da minoria, foi efetuada a eleição para definir os cargos que cada um ocupará durante a apuração, ficando assim constituída:

Walmiral Marinho – presidente
Sidney Magal – relator
Bui Bulhões – membro
Ziel Cavalcante e Moana Meira – Suplentes

A CPI terá 90 dias, a partir do início de suas atividades, para concluir o processo, podendo ser prorrogado o prazo, caso haja necessidade. Em entrevista ao Blog Marcos Frahm, o vereador Walmiral, que propõe a CPI, disse que não vai se furtar da prerrogativa de fiscalizar. ”Conheço a Bahia, advogo em vários municípios e tenho visto os preços praticados em dezenas de municípios e os preços que se praticam em Jequié. Inclusive, o combustível que vai para outros municípios sai daqui, da base da Petrobras. Existe um indício muito grande de prática de cartel e como fui eleito pelo povo não vou me furtar de fiscalizar”, disse o parlamentar, que é advogado.