Bolsonaro antecipa demissão de ministro do Turismo após briga em grupo de WhatsApp

Marcelo Álvaro Antônio foi exonerado do cargo. Foto: Roberto Castro

O presidente Jair Bolsonaro antecipou para esta quarta-feira (9) a demissão do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O cargo faria parte da reforma ministerial prevista para o início de 2021, e deveria ser entregue a um nome indicado pelo centrão.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o chefe do Executivo avaliou como insustentável a permanência de Marcelo Álvaro depois de ele brigar com o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. Em um grupo de WhatsApp, o até então ministro Turismo acusou o general de negociar seu cargo com aliados de Bolsonaro no Congresso.

Informações da coluna Radar, de Veja, indicam que Marcelo Álvaro discutiu pessoalmente com Ramos no Palácio do Planalto, já nesta quarta. Relatos dão conta que ambos quase protagonizaram cenas de agressão física.

Marcelo Álvaro Antônio é suspeito de envolvimento em esquema de laranjas do PSL, e no ano passado foi indiciado sob suspeita dos crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita de recurso eleitoral e associação criminosa. Investigação policial concluiu que o ex-ministro comandou um esquema de desvio de recursos públicos por meio de candidaturas femininas de fachada nas eleições de 2018.