Barra da Estiva: 2020 será palco para mais uma disputa entre Bole Bole e Saramandaia

Cerca de 20 mil habitantes, média de 18 mil votantes e uma disputa política polarizada entre os grupos Bole Bole e Saramandaia, respectivamente representados pelo deputado Marquinho Viana (PSB) e sua Mãe, Dona Lúcia Viana, que já anunciou pré-candidatura às eleições do ano que vem, e o outro pelo atual prefeito, João de Didi, que buscará reeleição filiando-se ao PP, e seus apoiadores. É este o cenário já posto para as eleições de 2020 no município de Barra da Estiva.

Para renovar seu mandato, João de Didi terá como principal desafio manter a votação diante de uma gestão com alguns questionamentos e perceptível aumento de rejeição, desgaste que, segundo ele, “é natural para quem está no poder”.

“As demandas do município são inúmeras e históricas. Alguns problemas tem soluções que não dependem somente da vontade do gestor. Falta chuva, falta emprego para todos, falta recursos para resolver aquele problema naquela hora. Apesar das dificuldades, realizamos muito e tenho certeza de que os eleitores que estiveram conosco continuarão e pelas adesões que vem acontecendo naturalmente, podemos ampliar nossa votação”’, avaliou o gestor em conversa com o site Política Livre.

Didi deverá enfrentar ainda a tentativa de retorno da professora D. Lúcia Viana, que tem em seu favor sua longa trajetória política e os feitos realizados nos anos de 2005-2012, quando esteve à frente da gestão municipal e deixou a prefeitura com aproximadamente 80% de aprovação, elegendo ainda um sucessor do mesmo grupo.

“Todos os programas que a gente tinha lá, nada funciona mais. Ele [João de Didi] só tem para mostrar ao povo uma única obra, uma estrada que o Governo do Estado fez, que é uma passagem urbana. Na incompetência da gestão atual eles conseguiram perder R$ 3,5 mi de emenda destinada ao município. Ele não tem nada a mostrar”, enfatizou o deputado Marquinho Viana ao avaliar o contexto atual da cidade. O deputado acusa ainda a atual gestão de ter descontinuado programas de apoio a agricultura familiar, principal base da economia local.

Nas eleições de 2018, Viana obteve cerca de 60% dos votos válidos na cidade, número bastante superior ao nome apoiado pelo prefeito, o deputado estadual Nelson Leal (PP).

*Por Mari Leal