Bancários de Jaguaquara encerram greve e voltam ao trabalho

Foto: Blog Marcos Frahm

A greve dos bancários em Jaguaquara foi suspensa no início da manhã desta quinta-feira (27). A decisão ocorreu depois do anúncio sobre o fim da greve para os bancários de todo o país, que decidiram em assembleias na noite desta quarta-feira ontem encerrar a greve e retornar ao trabalho já a partir de quinta-feira. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a maioria dos 137 sindicatos da categoria aprovou a proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban). Apenas os empregados da Caixa Econômica Federal (CEF) haviam rejeitado a proposta e indicavam a continuidade da greve.

Os bancários que aceitaram a proposta terão aumento de 8,5% para o piso salarial, que passa de R$ 1.900 para R$ 2.056,89 e de 7,5% para os demais salários. Os bancos públicos e privados de Jaguaquara, Caixa Econômica, Bradesco e Banco do Brasil, voltaram a funcionar normalmente nesta quinta. A paralisação atingiu todas as agências do Vale do Jiquiriçá, que conta com dezenas de bancários. Longas filas marcam a reabertura após oito dias de paralisação nas agências bancárias de Jaguaquara. Clientes que deixavam a agência do banco Bradesco, por exemplo, relatavam que teriam enfrentado as longas filas para realizar seus serviços bancários.

Faixas e cartazes de greve pendurados em frente aos três bancos já foram retirados pelos administradores. Na Caixa Econômica, instalada na Praça JJ-Seabra, ainda era possível visualizar uma grande faixa de greve em frente ao prédio da instituição financeira, mas por volta das 11h30, a faixa já havia sido retirada.