Bahia tem 30 ultracongeladores para armazenar vacinas da Pfizer em nove cidades polo

A Bahia tem 30 ultracongeladores em nove cidades polo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer que serão enviadas pelo Ministério da Saúde a partir de 3 de maio.

Segundo o governo da Bahia, os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.

Os equipamentos chegam a temperaturas de até -86°C. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, 100 ultracongeladores foram licitados para armazenar as vacinas e, inicialmente, foram distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros.

Um documento oficial do Ministério da Saúde indica que a Pfizer entregará 1.000.350 doses a serem distribuídas a partir do mês de maio para as 27 unidades federadas, porém, há indicativo que só cheguem doses para as capitais.

Em dezembro de 2020, o secretário Vilas-Boashavia anunciado a montagem de uma rede de ultrafreezers de -80 °C para que o estado estivesse preparado para estocar vacinas da Covid-19