Aumento de casos de Covid faz cidade baiana proibir São João e decretar novas medidas

A prefeitura de Serra Dourada, no Oeste do estado, publicou um decreto neste sábado (11) estabelecendo a proibição dos festejos juninos no município. Devido ao aumento do número de casos de Covid-19, eventos públicos ou privados estão impedidos de serem realizados num prazo de 30 dias.

Um toque de recolher também está previsto, e passa a vigorar entre 0h às 5h. De acordo com o G1, com informações da TV Oeste, a exceção é para quem trabalha nas áreas de segurança e  saúde, em horário de trabalho, para compra de medicamentos ou deslocamentos a unidades de saúde.

A medida é parecida com o protocolo implementado em diversas cidades durante o período mais duro da pandemia do coronavírus. Bares, quiosques, e outros estabelecimentos do tipo também estão impedidos de funcionar depois das 23h59, assim como equipamentos sonoros que possam gerar aglomerações não podem ser ligados.

A administração municipal proibiu a emissão de alvarás contrários a estas decisões e suspendeu outros já emitidos, até que os casos de Covid-19 comecem a baixar.

O texto recomenda o uso de máscaras, sobretudo em ambientes fechados, mas não determina a obrigatoriedade do equipamento. Os moradores de Serra Dourada foram orientados a evitar a circulação.