Atletas de Jequié garantem vagas na equipe baiana classificada para Jogos Escolares Paralímpicos

O evento aconteceu no Rio Grande do Norte. Foto: Jequié Repórter

Dois atletas jequieenses, Bárbara Britto da Cruz, 15 anos e Riquelme Santos, 14 anos, obtiveram destaques na seletiva para a etapa nacional dos Jogos Escolares Paralímpicos, que ocorrerá em São Paulo, de 23 a 25 de novembro próximo. A equipe baiana, esteve presente na seletiva da competição que ocorreu em Natal, Rio Grande do Norte, no ltimo final de semana. Bárbara integra equipe treinada no Núcleo de Reabilitação Nice Aguiar, da Santa Casa de Jequié (Fundação José Silveira), pela professora e campeã de paranatação, Verônica Almeida, sendo destaque na seletiva ao conquistar três medalhas de ouro (50M livre, 100M livre, 100M costas). Todas as provas disputadas por Bárbara, que tem uma perna amputada, foram na categoria S9 (classificação para nadadores com falta de coordenação motora de baixo grau nos braços e nas pernas, com incapacidade física de alto grau em uma das pernas ou com ausência de membros).

Também de Jequié, Riquelme Santos, 14 anos, conseguiu a primeira colocação no atletismo na categoria T13, para atletas com deficiência visual. Ele conquistou a vaga, disputando a prova de arremesso de peso. Ainda no atletismo, o atleta Daniel Rios subiu ao pódio três vezes: medalha de ouro na prova de 1000M; bronze na prova de 250M (ambas na classe T21) e medalha de prata no arremesso de peso (classe F21). Helen Prado, 15 anos, assegurou medalha de prata na prova de salto em distância, classe T20, e na terceira posição do arremesso de peso classe F20. Todas essas categorias são dedicadas a atletas com algum tipo de deficiência intelectual (Daniel e Helen têm síndrome de down).

Na bocha, a Bahia será representada pela atleta de Vera Cruz/Ilha de Itaparica, Amanda Sena, 15 anos. Praticando a modalidade há apenas dois meses, a jovem vem destacando-se nas competições, tendo conquistado, em Natal, a medalha de prata na classe BC2, reservada às pessoas com algum nível de comprometimento motor. (Amanda nasceu com paralisia cerebral).

Já as equipes baianas de goallball e Futebol de 5 foram classificadas de forma direta para a etapa nacional pela inexistência, na seletiva regional Norte/Nordeste, de equipes para formação de grupos adversários. Em São Paulo, nessas duas modalidades, a Bahia deverá estar representada por um total de nove atletas, somente do sexo masculino.

A delegação da Bahia em Natal foi formada por 23 participantes, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Os representantes do estado viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Ao todo, participaram da seletiva Norte/Nordeste, cerca de 300 atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará (que não participou da regional Brasília), Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe a disputar provas em Natal. Classificaram-se para a fase nacional os três primeiros colocados de cada modalidade individual, tanto do masculino quanto do feminino.

*por Wilson Novaes