Atenção às doenças venosas deve ser reforçada no Verão, explica angiologista e cirurgiã vascular

A chegada do Verão vem acompanhada da vontade de exibir mais o corpo, pegar aquele bronzeado e aproveitar as festas que apenas esse período oferece. No entanto, para pessoas com doenças venosas, essa estação também pode ser sinônimo de preocupação caso não seja feito um acompanhamento médico correto.

”No Verão, há um aumento dos sintomas em pacientes com doenças venosas. O calor causa uma vasodilatação periférica, o que provoca maior circulação de sangue, principalmente nas pernas, diminuindo o retorno venoso. As veias já estão exercendo a função de forma incorreta, e isso sobrecarrega ainda mais o sistema”, explica a angiologista e cirurgiã vascular Ayana Vieira, membro da equipe IVA – Inteligência Vascular Avançada.

De acordo com a profissional, os hábitos de vida também têm uma forte influência sobre essa piora observada dos sintomas. O consumo excessivo de sal, comidas gordurosas e bebida alcoólica afetam o sistema venoso.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), mostra que as altas temperaturas, verificadas no Verão, aumentam de 20% a 30% o risco de doenças vasculares nos membros inferiores. Mesmo em pessoas sem sintomas prévios, é possível que ocorram edemas, dores nas pernas, cansaço, peso, câimbra, ressecamento da pele e coceira, relacionados ao calor.

”É sempre bom lembrar que hábitos de vida saudáveis previnem o avanço da doença venosa e reduzem os sintomas. É importante manter atividade física regular, hidratação adequada, alimentação saudável, fortalecer a musculatura, especialmente dos membros inferiores, e estar sempre atento aos sinais de alerta”, orienta Ayana Vieira, ao ressaltar a importância de manter o acompanhamento médico.

”O acompanhamento para melhora dos sintomas é essencial, assim como não abandonar o tratamento, mesmo no período de festas. Pacientes que fizeram tratamento recente precisam ter atenção com a exposição solar, que só deve acontecer após liberação médica e sempre com uso de proteção solar. Quem não tem liberação médica deve estar ainda mais atento aos riscos de pigmentação e manchas”, reforça a especialista.

Tratamento alinhado ao paciente

O Método 3.0, oferecido pela Clínica IVA, reduz a preocupação com os sintomas das doenças venosas e promove todo o acompanhamento necessário, baseado em três etapas: planejamento, execução e manutenção. O tratamento consiste em definir etapas de acordo com cada paciente, oferecendo uma visão geral do processo e alinhamento de expectativas.

A angiologista detalha que, inicialmente, é realizada uma avaliação clínica, que inclui exames físicos, de imagem e avaliação das queixas e expectativas do paciente, para desenvolvimento de um plano de tratamento, imediatamente iniciado. Em seguida, é realizada a avaliação dos resultados e também o nível de satisfação que foi alcançado, o que possibilita o ajuste de estratégias e refinamento dos resultados. Por fim, na terceira etapa, todas as atenções se voltam à manutenção dos resultados obtidos.

Com um tratamento alinhado às necessidades e expectativas do paciente, a probabilidade de sucesso é sempre maior. Caso esteja observando sintomas de doenças venosas, como dor e inchaço, principalmente nos membros inferiores, entre em contato com a Clínica IVA.