Assembleia irá criar ‘Comitê de Crise” para acompanhar chuvas no estado; Correia e Rosemberg farão parte

Com o grande volume de chuvas na Bahia desde o último mês (reveja aqui e aqui), a Assembleia legislativa da Bahia (AL-BA) deve instalar um Comitê de Crise focado em atuar nas cidades que estão sendo impactadas pela água. O requerimento foi feito pelo deputado estadual Tiago Correia (PSDB).

A medida também terá participação de diversos órgãos vinculados ao Governo da Bahia, visando ”atendimento às vítimas de demandas causadas pelas fortes chuvas”. ”Mediante estruturação de toda a logística ao encaminhamento e aplicabilidade dos recursos necessários, à exemplo de fornecimento de cestas básicas, estrutura de colchões e ajuda humanitária possíve”, indica o pedido obtido pelo Bahia Notícias e que foi endereçado ao presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD).

Um parlamentar ligado ao governo e outro da oposição devem ser destacados para realizar as atividades. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o ajuste feito entre as bancadas foi de indicar o próprio Tiago e o líder governista, deputado Rosemberg Pinto (PT).

Até o momento 17 municípios já decretaram situação de emergência na Bahia.

SITUAÇÃO NA BAHIA

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizaram os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até o momento, são 552 desabrigados e 13.806 desalojados. O número total de atingidos chega a 78.365 pessoas. A pasta também contabilizou um óbito em decorrência das chuvas intensas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 53 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 31 estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Aiquara, Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Dário Meira, Eunápolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Inhambupe, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Jussari, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda e Wenceslau Guimarães. Com informações do site Bahia Notícias