Aposta de Rui após ruptura com Zé Cocá, Patrick assume mandato de deputado estadual

Patrick e a esposa Emanuelle, na posse de Jerônimo. Foto: Rede social

O ex-prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes, foi eleito deputado estadual nas eleições 2022 como uma aposta do então governador Rui Costa (PT), depois da ruptura do petista com o prefeito de Jequié, Zé Cocá e a cúpula do PP.

Estratégia que funcionou: com anuência de Rui, Patrick, que não escondia o desejo de ser o candidato apoiado por Cocá, fenômeno de votos no Médio Rio de Contas e no Vale do Jiquiriçá em 2018, quando foi eleito deputado estadual, inclusive com o seu apoio, percebeu a preferência do ex-aliado político por Hassan Iossef (PP), renunciou ao cargo de prefeito, contrariou o presidente do Progressistas, João Leão, este que teria rompido com o PT para apoiar ACM Neto (UB), filou-se no Avante e topou o desafio de enfrentar a disputa por uma das 63 vagas da Assembleia Legislava da Bahia, sendo eleito como único representante da legenda partidária presidida no Estado pelo deputado federal reeleito, Sargento Isidório.

Patrick obteve nas urnas 0,45% dos votos, 35.607 votos conquistados, destes, 5.605 em sua terra natal, Jitaúna, e 4.976 em Jequié. Embora não tenha sido um candidato que representasse o influente 13 de Lula, Patrick usou e abusou da imagem de Luiz Inácio em sua campanha e teve candidatura turbinada com apoios costurados por Rui, que articulou alianças com prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças. A prova da influência de Rui no projeto de Lopes vem de Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Irajuba e Maracás, onde Patrick foi apoiado por prefeitos e ex-prefeito, conquistando sufrágios que foram suficientes para lhe ajudar a atingir o número e votos que lhe garantissem a eleição.

Muito se comenta, nos bastidores da política, sobre a votação de Patrick, considerada inexpressiva, inclusive dentro da sua própria cidade. Convenhamos, Patrick embarcou numa aventura política ao renunciar ao cargo de chefe do Executivo e saiu vitorioso. Moral da história: o homem é deputado, Jerônimo é governador e o padrinho Rui é ministro. Entretanto, o Hassan de Zé Cocá, apesar de ter segurado a bandeira de ACM, derrotado por Rodrigues, também terá uma cadeira na AL-BA. Recebeu 0,76% dos votos válidos, 60.714. *por Marcos Frahm