Aposentado faz prova de vida em 2020 e é informado que precisa provar que estava vivo também em 2019

Um fato inusitado aconteceu nesta semana, no Brasil, envolvendo a Caixa Econômica Federal. Ao perceber que sua aposentadoria havia sido suspensa, o advogado Michel Assef, de 74 anos, se dirigiu a uma agência da Caixa Econômica Federal, onde recebe o benefício, para fazer a prova de vida de 2020. Depois de realizar o procedimento, porém, foi informado de que deveria provar que estava vivo também em 2019.

”Me informaram que eu teria que ir a outra agência fazer a prova de vida de 2019. Eu achei que estavam de brincadeira, porque se eu estou vivo em 2020, é claro que estava vivo em 2019”, contou o advogado.

Depois de o caso ter sido divulgado pela impressa, Assef recebeu uma ligação da Caixa informando que a situação teria sido um mal entendido.O banco informou que a prova de vida mais recente exclui a necessidade de outras referentes a anos anteriores.

”A Caixa informa que a prova de vida é uma exigência do INSS. Desde 2012 é realizada com comparecimento presencial em sua agência bancária. O objetivo deste procedimento é dar mais segurança ao cidadão, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos. A consequência para quem não faz o procedimento é o bloqueio do seu benefício até que realize a comprovação de que está vivo”, acrescentou o banco, por meio de nota.