Após ver meta de privatizações fracassar, governo Bolsonaro foca no monopólio dos Correios

Governo desistiu de encaminhar privatizações. Foto: Edu Andrade

Vencido o prazo no início deste mês, o governo federal desistiu da meta de encaminhar quatro grandes privatizações este ano. Fontes na equipe econômica admitiram que o foco agora é garantir a quebra de monopólio dos Correios no serviço postal. As informações são do Terra.

A promessa de vender quatro estatais foi apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Em junho, o ”posto ipiranga” tentou acelerar as vendas da Eletrobras – cuja autorização legislativa espera votação no Congresso Nacional desde o governo Michel Temer – e dos Correios.

A investida também previa destravar a alienação da PPSA, estatal que opera a parte da União no pré-sal, cujos poços valem R$ 100 bilhões. A avaliação da área econômica é que as privatizações não andaram porque a política – a articulação do Execuivo com o Parlamento – não deixou. A quebra do monopólio da Casa da Moeda também não foi apreciada no legislativo

Ainda em agosto, a secretária especial do PPI (Programa de Parcerias de Investimento) do Ministério da Economia, Martha Seillier, afirmou que um projeto de lei para rever o monopólio dos Correios no serviço postal seria enviado ao Congresso ”nas próximas semanas”. A matéria não foi enviada ainda, mas permanece no radar do governo.