após polêmica, Ministério da Saúde recua e volta a divulgar dados totais do coronavírus

O Ministério da Saúde voltou a divulgar os dados acumulados de casos confirmados e de mortos pelo novo coronavírus em seu site na internet. O recuo ocorreu na tarde desta terça-feira (9), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que a pasta deveria voltar a informar os números como vinha fazendo desde o início da pandemia.

Os dados da epidemia deixaram de ser divulgados na integra pelo MS, na última sexta-feira, quando o portal foi tirado do ar para manutenção, e o governo passou a divulgar apenas os dados de casos e mortes registrados nas 24 horas anteriores, ocultando os dados totais.

O Ministério da Saúde não confirmou se a medida se dá em cumprimento à decisão do STF. A pasta também voltou a divulgar número de casos e mortes nas últimas 24 horas, que tem como base a data de notificação. E disponibilizou no portal tanto as informações sobre mortes em decorrência do novo coronavírus que aconteceram no último dia como também os casos antigos que ainda aguardavam a confirmação.

Em audiência nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, o ministro interino, Eduardo Pazuello, disse que todas as informações referentes ao novo coronavírus estariam disponibilizadas em uma nova plataforma que será lançada nos próximos dias. E acrescentou que, dessa forma, nem seria ”obrigado a cumprir (a decisão do STF)”.

Desde sexta-feira da semana passada, os boletins diários deixaram de informar o acumulado de mortes e de casos confirmados da Covid, assim como a quantidade de óbitos em investigação. As informações também foram retiradas do site na ocasião.

Na noite de segunda-feira, Moraes determinou que o Ministério da Saúde retomasse a divulgação dos dados acumulados do coronavírus em até 48 horas. A decisão foi tomada ao analisar ação apresentada pela Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. Com informações do A Tarde