Após período intenso de chuva, Defesa Civil Nacional encerra operação de apoio a Itaberaba

Após intenso período de chuva, a Defesa Civil Federal encerrou na quarta-feira (1º) a operação na cidade de Itaberaba (BA) para verificar os estragos causados desde o último sábado (27)

Liderada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas, uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chegou ao município na segunda-feira (29) e deu apoio à prefeitura local na preparação dos pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência, já concedido, e de repasse de recursos.

Pelo menos, 18 pessoas estão desalojadas e duas morreram em razão do desastre. No centro de Itaberaba, parte do asfalto de duas avenidas foi arrancada e crateras se formaram no local. Já na zona rural, algumas comunidades ficaram ilhadas. Quatro bairros foram atingidos com maior intensidade – Campo do Governo, Alameda das Umburanas, Barro Vermelho e Brisas da Chapada.

Ainda de acordo com a Defesa Civil Nacional, existe demanda de limpeza de galerias e esgotos, desobstrução de ruas e recuperação de calçadas na região. Como forma de ajudar a população, foi estabelecido um Posto de Comando, no Centro Integrado de Administração Municipal de Itaberaba. Em princípio, não será necessário apoio para assistência humanitária.

”Nosso objetivo aqui foi agilizar o reconhecimento dos processos de situação de emergência e liberar, com rapidez, recursos necessários para o restabelecimento de serviços essenciais, apoio à população e recuperação de infraestrutura danificada, além de dar apoio na gestão do desastre”, disse o coronel Alexandre Lucas.

O Gade aproveitou para visitar ainda as cidades baianas de Mundo Novo e Baixa Grande, também atingidas por fortes chuvas, onde foi feito um levantamento dos danos.