Após pedido da SESAB, Anvisa suspende navios de cruzeiro na Bahia, após solicitação da Saúde

Após solicitação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou a suspensão temporária dos navios de cruzeiro nos portos de Salvador e Ilhéus, o que impede a operação e atracação.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, ”a solicitação foi pautada na precaução, tendo em vista que apesar dos requisitos para ingresso nos cruzeiros, com a exigência do RT-PCR para os passageiros, percebe-se que é preciso aperfeiçoar o controle”. A secretária também acrescentou que a variante ômicron ainda não foi detectada em solo baiano.

A gestão estadual explicou ainda que a situação de emergência decorrente das chuvas intensas que atingem 166 municípios baianos, deixando mais de 90 mil desalojados e desabrigados, é uma prioridade, ”o que leva a adotar respostas oportunas para mitigação dos danos à saúde da população exposta aos desastres”.

Na última sexta-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as atividades do cruzeiro Costa Diadema, que estava atracado no porto de Salvador desde quinta, após a confirmação de 68 casos de coronavírus — a maioria assintomática.

Entre os infectados, 56 tripulantes receberam diagnóstico positivo para a doença. Todos cumprem quarentena em um hotel disponibilizado pela operadora do cruzeiro na capital. A viagem teria como destino final a cidade de Ilhéus, no sul baiano, nesta segunda (3).

Após o aumento de casos de Covid-19 com identificação de surtos a bordo de  embarcações de cruzeiro que operam pelo Brasil, a Anvisa emitiu um comunicado no qual reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.