Após fechar academias, presidente do CREF visita Jaguaquara, se reúne com prefeito e profissionais

Encontro discute regularizarão de academias. Foto: Flávio Silva

Após o fechamento de academias de musculação na cidade, um encontro entre  profissionais da área de Educação Física, proprietários de academias, representantes da Vigilância Sanitária, da Câmara Municipal e de diversos setores da sociedade civil foi realizado na manhã desta sexta-feira (18/10), no Auditório do Colégio Taylor Egídio, no bairro Muritiba, em Jaguaquara, para debater o assunto.

O evento contou com a presenta do presidente do Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA), Rogério Moura, que segundo o assessor de comunicação da Prefeitura Flávio Silva veio a cidade a convite do prefeito Giuliano Martinelli e trouxe ao município propostas para que todos da área possam atuar de forma regular, valorizando seus profissionais e primando pela saúde de cada cliente dos estabelecimentos esportivos, e/ou ligados a qualquer  tipo de atividade física.

O encontro serviu para esclarecer  dúvidas e segundo a Prefeitura parcerias serão firmadas para que todos possam exercer suas funções de maneira organizada. Academias de Jaguaquara, Maracás e Planaltino foram fechadas após operação de fiscalização feita em conjunto entre o CREF13/BA, a Vigilância Sanitária e o Núcleo Regional de Saúde, no período de 23 a 27 de setembro. A  fiscalização ainda flagrou quatro pessoas em exercício ilegal da profissão.

De acordo com o CREF13, os principais problemas identificados pelos agentes foram a ausência de supervisão de um Profissional de Educação Física nos estabelecimentos esportivos, a falta de registro das academias no CREF, além de estagiários sem contrato e profissionais em desvio de área. Jaguaquara foi a cidade com o maior número de estabelecimentos fechados com um total de seis academias e um estabelecimento de Cross Training.