Após dois anos, festa em homenagem a Santo Antonio é realizada com procissão em Jequié

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo Diocesano. Fotos: BMFrahm

A segunda-feira (13), feriado municipal, foi de festa para os fiéis católicos de Jequié, que participaram de uma programação festiva, em homenagem a Santo Antonio. As 07h, na Igreja Católica, ocorreu a Missa Festiva, celebrada pelo Padre Iago Maia, Vigário da Cadetral. As 10h, Missa Solene, celebrada por Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo Diocesano da Diocese local.

As 16h, Missa de Encerramento, que contou com a celebração de Dom Emanuel d’Able do Amaral OSB, Arquiabade da Arquiabadia de São Sebastião da Bahia, de Salvador. Centenas de fiéis lotaram as ruas da cidade a partir das 17h, para acompanhar a tradicional Procissão de Santo Antonio, o santo casamenteiro, Padroeiro da Cidade Sol, fechando as comemorações que tiveram início no último dia (31) de maio e que não eram realizadas há dois anos em razão da pandemia da Covid. Fiéis de todas as idades acompanharam o cortejo, com a imagem do santo no andor.

Fiéis acompanham o cortejo, com a imagem do santo no andor

O ato religioso é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural, reunindo devotos de toda a região, atraindo também a participação de outras autoridades, inclusive políticos, a exemplo do prefeito Zé Cocá, vereadores, do prefeito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli, do ex-prefeito de Jitaúna e pré-candidato a deputado estadual, Patrick Lopes, do ex-secretário de Governo de Jequié e pré-candidato a deputado estadual, Hassan Iossef, entre outros, que marcaram presença no encerramento.

Procissão é realizada nas ruas de Jequié depois de dois anos

No Trezenário deste ano, quatro bispos diocesanos participaram da programação, entre os líderes religiosos Vitor Menezes, da diocese de Propriá/SE e dom Antonio Tourinho Neto, da diocese de Cruz das Almas, ambos com passagem na condição de padres na Paróquia de Santo Antonio. As informações são do Blog Marcos Frahm