Apesar da sugestão do governador, prefeitos do Vale decidem manter comércio fechado

Presidente do Consórcio do Vale, Zeca Braga. Foto: Blog Marcos Frahm

Os prefeitos de municípios do território de Identidade Vale do Jiquiriçá, que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE, entidade que representa mais de 20 cidades da região fizeram reunião virtual, nesta quinta-feira (26), tendo os gestores discutido novas medidas a serem adotadas por parte das respectivas prefeituras para o combate ao Covid-19.

A reunião por meio de videoconferência ocorreu após bate-papo virtual do governador Rui Costa com os mandatários e, no Vale, os prefeitos dizem respeitar a sugestão do chefe do Executivo baiano, de que cidades sem casos confirmados de coronavírus  mantenham o comércio e feira livre na ativa, mas que manterão as decisões tomadas nos municípios em decretos municipais.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Planaltino, Zeca Braga, a maioria dos prefeitos reforçam o entendimento pela necessidade de manutenção do isolamento social, como principal estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. ”Nós prefeitos dialogamos e todos decidiram pela manutenção de medidas restritivas, como o fechamento do comércio até a próxima segunda-feira. Quanto à feira livre, algumas cidades, independente de decreto, realizam as feiras, com a proibição de pessoas de outros lugares. Respeitamos o posicionamento do governador, só que entendemos que devemos manter o que já vínhamos fazendo, pois a questão econômica é importante, mas a prioridade é a vida das pessoas. No domingo, nós teremos outra reunião, mas até lá ficarão mantidos os decretos em consonância com os demais gestores”, disse Braga.