Anvisa autoriza testes clínicos da vacina da Sanofi no Brasil; Bahia está entre os estados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira ,6, testes clínicos da vacina da Sanofi Pasteur contra a Covid-19 no Brasil. Os testes serão realizados na Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, com 150 voluntários de, no mínimo, 18 anos de idade.

No mundo, o imunizante também será testado nos Estados Unidos, Honduras e Austrália. O desenvolvimento clínico é patrocinado pela Sanofi; se aprovada, a vacina será produzida pelas empresas Translate Bio, nos Estados Unidos, a Evonik Canada Inc., no Canadá, e a própria Sanofi, sediada na França e nos Estados Unidos.

A vacina da Sanofi usa a tecnologia de RNA mensageiro encapsulado dentro de uma nanoarticulação lipídica (LNP), a mesma utilizada nos imunizantes da Moderna e Pfizer.

Os testes aprovados no Brasil são de fase 1 e 2, com três diferentes dosagens da vacina, para definir a dose ideal antes de seguir para um estudo de fase 3, a última etapa. Serão duas doses, aplicadas em um intervalo de 21 dias.

A Anvisa não informou quando começam os testes nem se haverá grupo placebo (que recebe uma substância inativa para comparação dos resultados). Este será o oitavo ensaio de vacina autorizado pela agência.