Amargosa e São Miguel das Matas decretam situação de emergência devido a tremores

Após a ocorrência de tremores no último final de semana, as prefeituras de Amargosa e São Miguel das Matas decretaram situação de emergência. A medida foi publicada no Diário Oficial de ambos os municípios nesta quinta-feira.

O fenômeno começou no domingo (30), após um abalo sísmico de magnitude 4.6 na Escala Richter, que teve como epicentro o município de Mutuípe, no Sudoeste do Estado. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), 43 municípios baianos registraram tremor de terra no mesmo dia.

Devido ao decreto, ficam autorizadas nas cidades a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações e medidas urgentes e necessárias e a convocação de voluntários.

Também fica autorizado às autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, em caso de risco iminente entrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; utilizar propriedades particulares, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.