Alerta para uso de Ibuprofeno; substância aumenta em 31% o risco de parada cardíaca

O uso da substância Ibuprofeno aumenta em 31% o risco de parada cardíaca, de acordo com um estudo publicado na revista especializada European Heart Journal nesta semana. O alerta do pesquisadores seguiu por outros fármacos do mesmo tipo, eles apontaram que anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) apresentam um risco ainda maior.

”Permitir que esses remédios sejam comprados sem receita e sem nenhum conselho ou restrição envia uma mensagem ao público de que não há dúvidas quanto a sua segurança”, afirmou Gunnar Gislason, participante da pesquisa, através de uma nota da Sociedade Europeia de Cardiologia. ”Pesquisas anteriores mostraram que os AINE estão relacionados a um maior risco cardiovascular, algo que preocupa porque seu uso está muito disseminado”, completou o cientista.

Para chegar aos resultados da pesquisa os estudiosos analisaram todas as paradas cardíacas registradas na Dinamarca entre 2001 e 2010. Eles ainda fizeram um levantamento sobre prescrições desses medicamentos desde 1995. Segundo reportagem do El País, durante o período estudado, 28.947 pessoas tiveram parada cardíaca fora do hospital no país. Foi constatado que 3.376 tinham tomado anti-inflamatórios não esteroidais 30 dias antes de dar entrada.

A reportagem chama atenção para o ibuprofeno e o diclofenaco, medicamentos mais utilizados, e que cobriram respectivamente 51% e 22% do uso total. Em relação ao incremento do risco de parada cardíaca, o ibuprofeno foi responsável por 31% e o diclofenaco, 50%.