Agropec São Francisco é a primeira empresa rural a receber certificações do SIM do Consórcio Médio Rio das Contas

CIMURC entrega documentos em Oriente Novo. Foto: Divulgação

A Agropec São Francisco é a primeira empresa rural a receber certificações do do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) concedidas pelo Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas (CIMURC), cujo presidente é o prefeito de Jequié, Zé Cocá, que esteve na Fazenda, localizada no distrito de Oriente Novo, nesta quarta-feira (18agosto21) para efetuar a entrega dos documentos ao empresário Marcelo Colavolpe e familiares que fazem parte do empreendimento.

A entrega das primeiras certificações, fruto de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, foi celebrada pelo prefeito, afirmando que este é o início de uma jornada que beneficiará muitos outros empreendimentos em toda a região. “As certificações funcionam como uma ferramenta estratégica, que ajuda a impulsionar a agricultura familiar e a economia regional”, explicou o prefeito.

A Agropec São Francisco é conhecida por sua produção de peixes (tilápia) e conta, atualmente, com 10 toneladas de pescado em manejo. A empresa possui, ainda, uma forte produção de laticínio e derivados, cujo carro chefe, a Queijaria Zizi, produz, todos os dias, 50 quilos de queijo, 25 quilos de manteiga e 9 quilos de requeijão, com o processamento de 500 litros de leite.

Em sua fala, Marcelo Colavolpe descreveu um pouco da trajetória da família que chegou à região cerca de um século atrás, com várias gerações dedicando seus esforços ao campo, sempre produzindo produtos de alta qualidade.

O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município e as certificações ajudam a tirar da clandestinidade os produtos da agricultura familiar e fazer com que agricultores familiares possam se legalizar, oferecendo, para isso, todo o suporte e assistência técnica.

Conforme informado pelo Blog jequieeregiao.com.br a Queijaria Zizi e a produção de tilápia da Fazenda São Francisco, na região de Oriente Novo, em Jequié, lutava pelo Selo fazia bastante tempo. Agora, com as certificações, ambas estão habilitadas a comercializar seus produtos no mercado formal e institucional.

Estiveram presentes no evento, além do prefeito Zé Cocá, o secretário de Agricultura de Jequié, José Claudemiro; o secretário de Governo, Hassan Iossef; os vereadores Gutinha, Duda Simões e Ramon Fernandes, entre outros convidados e colaboradores.