Agricultura familiar baiana é protagonista em aulas de chefs de cozinha no Mesa São Paulo 2019

Espaço Mesa de SP destaca agricultura. Foto: Divulgação

A agricultura familiar da Bahia ganhou destaque nas aulas realizadas por renomados chefs de cozinha, durante o Mesa São Paulo 2019, maior evento gastronômico da América latina que acontece até este domingo (27), no Memorial da América Latina, na capital paulista.

No espaço Mesa Tendência, as palestras com grandes nomes da gastronomia brasileira e mundial, este ano debate o futuro do alimento. A Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar), localizada no município de Vera Cruz, foi exemplo de extrativismo consciente na palestra realizada pelos chefs Fabrício Lemos, do restaurante Origem, e Caco Marinho, do Doc Casual, ambos de Salvador.

A cooperativa foi selecionada no edital de Alianças Produtivas, do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, e recebeu investimentos de R$ 1,8 milhão, voltados para gestão, organização da produção, assistência técnica e extensão rural (Ater), adequação da agroindústria, entre outras ações, beneficiando diretamente 450 famílias.

Para o representante da Repescar, José Carlos, servir de exemplo em um evento como o Mesa é a valorização dos pescadores e marisqueiras que estão lá na ponta, fazendo o trabalho de produção e buscando novos caminhos para enfrentar os desafios de alimentação do futuro: ”Com essa valorização, a gente consegue alcançar um público que seria muito difícil e conseguimos acessar a alta gastronomia”.

Já no espaço Mesa Brasa, onde estão reunidos melhores assadores do país para ensinar sobre cortes, defumação e todas as técnicas desse universo, produtos como o milho da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê) e o umbu de corte da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) foram utilizados na receita da especialista em carnes e charcuteira, Bruna Moreira: ”Minha relação com a agricultura familiar sempre existiu, porque eu sou do interior, do Sertão da Bahia, e conheço e reconheço o diferencial da agricultura familiar. Precisamos valorizar os produtos do nosso estado e, em nas minhas aulas, sempre apresento o trabalho de cooperativas, como produzem produtos mais saudáveis, sustentáveis e com respeito ao meio ambiente”.

No Mesa Viva, que promove aulas com alimentos produzidos com novas tecnologias, abordando o futuro da alimentação com foco em receitas veganas e vegetarianas, a chef Nathalia Araújo, do restaurante DiMaria Arte Gourmet, em Salvador, apresentou dois pratos com o licuri da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes).  A Copirecê e a Coopes também recebem apoio do Governo da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, e a Coopercuc, pelo Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, projetos executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As cooperativas estão expondo seus produtos do Espaço Farofa, no estande Terra Madre Brasil 2020.