BR-101: Ação da PRF apreende carga com quase 2 mil caranguejos transportada de forma ilegal

A carga era transportada sem nota fiscal da mercadoria. Foto: PRF

Uma ação apreendeu na noite desta segunda-feira (17) em um trecho da BR-101 de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, quase dois mil unidades de caranguejo da espécie ”guaiamum” transportados de forma ilegal.

O material era transportado ”em péssimas condições” em um reboque de um Fiat/Pálio, sem refrigeração adequada, sem nota fiscal e sem a chamada Guia de Trânsito de Animal (GTA), informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. Entre os crustáceos havia diversas fêmeas cuja pesca é proibida.

Aos policiais, o motorista disse que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro (RJ), e os levava para vender em bares e restaurantes de Aracaju (SE).

Ainda segundo a PRF, o motorista e os ocupantes do veículo foram detidos e levados para a delegacia de Eunápolis. Eles vão responder pelo crime de pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida (art. 34 da Lei 9.605/1998).

O Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] foi acionado para fazer as notificações e destinação do pescado. A PRF adverte que em certas épocas do ano, os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.